16 Jun
16Jun

Pela primeira vez, torneio será disputado em três países-sedes e terá 48 seleções competindo pela taça.


Depois de mais de 20 anos seguindo a tradição de 32 seleções disputando a taça, a Copa do Mundo de 2026 traz novidades para a principal competição de futebol masculino. 

Os fãs do esporte mais popular do planeta já iniciaram a contagem regressiva para a próxima edição do torneio, que promete mudanças no formato atual, adotado em 1998. 

Pela primeira vez, a competição terá 48 seleções e será disputada em três países. Ao todo, 16 cidades vão receber partidas do Mundial. 

Veja mais detalhes sobre o torneio a seguir. 

Onde a próxima Copa será disputada? 

A próxima Copa do Mundo em 2026 será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México, marcando a primeira vez que o torneio será compartilhado por três países diferentes. 

Os jogos serão realizados em 16 cidades-sedes da América do Norte, anunciadas pela Fifa em junho de 2022. 

Confira a distribuição: os Estados Unidos sediarão jogos em Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami e Nova York/Nova Jersey; o México sediará partidas na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey; o Canadá sediará jogos em Vancouver e Toronto. 

Quando a Copa 2026 será disputada? 

A Fifa ainda não anunciou as datas exatas do torneio, mas já definiu o dia da final do campeonato: 19 de julho de 2026. Nessa próxima edição, a Copa do Mundo retornará ao seu período regular de junho e julho. Durante a disputa de 2022, os organizadores optaram por sediar o evento entre novembro e dezembro, devido às condições climáticas de verão no Catar. 

Como será a Copa do Mundo de 2026? 

Entenda como será a próxima Copa do Mundo em 2026.

A Primeira edição com 48 seleções, a Copa 2026 terá 104 jogos, totalizando oito disputas para cada equipe que chegar até a semifinal do torneio. O número é maior do que os 64 jogos realizados na Copa do Catar e essa não é a única mudança no evento mundial de futebol, que terá as partidas divididas em três países da América do Norte. 

A Fifa espera arrecadar R$ 58,5 bilhões com o evento, um aumento de 50% na receita em relação ao total apurado na Copa do Mundo do Catar. 

O logo da Copa de 2026 foi apresentado durante um evento que aconteceu em Los Angeles, no observatório Griffith. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino Ronaldo Fenômeno ficou responsável por encaixar o troféu do Mundial no novo logo criado para a edição de 2026. 

Por que serão três sedes dessa vez? 

Com o aumento no número de seleções disputando a taça da Copa do Mundo e a quantidade maior de partidas, a tendência é que aconteça uma maior movimentação de jogadores, equipe técnica, trabalhadores e torcedores durante o evento. Por isso, a escolha de três países-sedes é uma forma de atender a maior demanda por infraestrutura e estádios. Até então, as edições do torneio foram sediadas por um único país, com exceção da Copa do Mundo de 2002, que teve os jogos no Japão e Coreia do Sul. 

Quantas equipes participarão da próxima Copa? 

2026 será a primeira vez que 48 equipes participarão do torneio, um aumento em relação às 32 que disputam o evento desde a Copa da França, em 1998. 

Quais são os grupos da copa do mundo 2026? 

No início de 2023, a Fifa definiu o formato da Copa de 2026. 

O evento será dividido em 12 grupos de quatro seleções e uma fase mata-mata, com 104 jogos no total. As equipes de cada chave serão definidas de acordo com as seleções classificadas nas eliminatórias continentais. 

A divisão de vagas é a seguinte: OFC (Oceania): 1 vaga; Uefa (Europa): 16 vagas; AFC (Ásia): 8 vagas e mais uma na repescagem; CAF (África): 9 vagas e mais uma na repescagem; Conmebol (América do Sul): 6 vagas e mais uma na repescagem; Concacaf (Américas Central e do Norte): 6 e mais uma na repescagem. 

Além dos dois primeiros colocados de cada grupo avançando para as oitavas de final, como acontece no formato original do torneio, a próxima edição também levará os oito melhores terceiros colocados a essa etapa. 

O México já sediou a Copa do Mundo duas vezes, em 1970 e 1986, e se tornará o primeiro país a sediar o torneio em três ocasiões. Os Estados Unidos já sediaram o torneio uma vez, em 1994. O Canadá nunca sediou uma Copa do Mundo masculina, mas sediou a edição feminina em 2015. 

Quais outros países estavam concorrendo a sede da Copa do Mundo de 2026? 

O outro candidato a sediar a Copa do Mundo de 2026 foi o Marrocos. A candidatura trinacional foi escolhida após votação do congresso da Fifa em 2018, após reunir 134 votos, contra 65 para o Marrocos. A tentativa fracassada de Marrocos foi a quinta frustrada de garantir os direitos de hospedagem para uma Copa do Mundo. Depois disso, o país se juntou a Espanha e Portugal na candidatura para sediar a edição do evento em 2030.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.